PIBA

ObjetivosAngolanos e brasileiros tiveram seu primeiro contato devido à colonização comum (por Portugal) e ao tráfico de escravos. A desigualdade, a exclusão social, o trabalho infantil, a cruel violação dos Direitos Humanos são algumas das semelhanças mais evidentes em nossa história comum. Mas, além dos problemas, não existiria um campo compartilhado de heranças culturais e movimentos sociais em que pudéssemos enriquecer nossas experiências mútuas?

NOTÍCIAS

ATUALIZAÇÃO DO SITE Novas Atualizações
Agora nosso site está sendo atualizado mensalmente. Vejam as novidades! Há sempre uma imagem de “ Novo” indicando.

_____________________________________________________________

 

NOVO DESENHO DO PIBA Novas Atualizações
A partir de 2009, o PIBA coloca seu foco em Direitos Humanos, na perspectiva de DESCA – Direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, fortalecendo ações de formação teórico-práticas, através de oficinas e estágios nas organizações parceiras e divisão em sub-programas temáticas: Gênero e Meio Ambiente, Direitos Humanos e Educação e Protagonismo Juvenil.

 

REUNIÃO COORDENAÇÃO COLEGIADA PIBA-BRASIL Novas Atualizações
Nos dias 12 e 13 de fevereiro a coordenação colegiada do PIBA-Brasil esteve reunida no Rio de Janeiro, quando fez o novo desenho de nosso Programa, baseada na avaliação e planejamento realizada em nosso Encontro Geral de final de 2008. Ele será apresentado nos Encontros Regionais de abril. Já estamos também, articulando a possibilidade de novos parceiros financeiros. Fiquem atentos!

 

ENCONTRO GERAL PIBA-BRASIL Novas Atualizações
Entre os dias 28/11 e 2/12 de 2008 realizamos nosso Encontro Geral do PIBA-Brasil, com a presença de representantes de várias organizações parceiras dos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará, representantes jovens, nosso avaliador externo e dois representantes do PIBA-Angola
Nessa ocasião, fizemos uma avaliação e planejamento para a nova etapa do PIBA. Antenados com essa nova etapa, a coordenação preparou uma oficina de Direitos Humanos que será o foco do PIBA a partir de 2009.
_____________________________________________________________

PREPARANDO O ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA
Em novembro estão acontecendo reuniões em Pernambuco, Fortaleza e Rio de Janeiro das redes regionais do PIBA. Essas reuniões tem o objetivo de informar aos parceiros brasileiros como anda o Programa, saber quais organizações querem continuar, fazermos uma avaliação destes 05 anos e planejarmos nosso futuro. As reuniões do Rio de Janeiro acontecem ás sextas feiras na sede do Roda Viva,  a de Pernambuco aconteceu no dia 13, no Centro de Formação do MST em Normandia e as de Fortaleza estão sendo realizadas nas sedes das organizações parceiras.

 

ENCONTRO GERAL DA REDE BRASILEIRA
A Rede Brasileira do PIBA estará realizando seu Encontro de 2008  nos dias 29 e 30 de novembro na sede do SERTA, em Ibimirim, Pernambuco. O objetivo do Encontro é fazer uma avaliação geral do Programa e planejarmos nosso futuro coletivamente.
Após isso, estaremos realizando para os parceiros oficinas de: Movimentos Sociais, Direitos Humanos, Economia Solidária, Comunicação e elaboração de Projetos nos dias 01 e 02. Cada participante pode escolher aonde participará.

 

AVALIAÇÃO EXTERNA
O Programa de Intercâmbio Brasil Angola está passando por uma avaliação externa. Ela está sendo realizada por Frans  Van Kraner, que também é  consultor da ANCED.


ÍNDIO XUCURÚ É REELEITO VEREADOR EM 2008
Aguinaldo Xukuru, líder de grande expressão no seu povo  conhecido em todas as etnias do Estado, após ter sido preso injustamente, pela acusação de mandante de um crime, em ardilosa teia armada pelos opositores dos Xukuru, teve uma grande vitória neste ano de 2008. Seus inimigos não conseguiram provar nada contra ele, e assim o judiciário se sentiu na obrigação de cumprir seu papel de fazer justiça, libertando Agnaldo.
Em resposta a essa situação, nas eleições passadas Agnaldo foi submetido a árdua tarefa de garantir seu mandato de vereador, representando seu povo na Câmara de Vereadores. Submetido a essa prova , viu mais uma vez seu nome confirmado , como um dos mais votados do município. Re-eleito Agnaldo firmou ou re-afirmou seu compromisso com os Xukuru e com a luta indígena em seu Estado, na garantia de direitos. Salve o povo Xukuru, Salve todos e todas que lutam por justiça!

Leia a carta de Agnaldo do na prisão, clicando aqui.

 

____________________________________________________________

 

MUDANÇA DE COORDENAÇÃO PIBA
No final de 2007 e 1º semestre de 2008, tivemos mudança na coordenação do PIBA, tanto em Angola, como no Brasil.
O PIBA Angola mudou a função da coordenação. ADRA agora atua na coordenação como dinamizadora e facilitadora das redes locais, nacionais e internacional. Também houve troca de pessoal. Por ADRA responde Carlos Cambuta
No Brasil demos também outro passo. Estamos experenciando uma coordenação colegiada, com representação dos 03 estados. Também houve troca da coordenação pelo RODA VIVA e por Fortaleza. A coordenação atual no Brasil é: RODA VIVA -RJ– Tania Jandira,  ENCINE- CE – Flor e C. MACAMBIRA-PE- Roberto Saraiva.
Os contatos estão atualizados no site.

 

NOVO PARCEIRO NA REDE BRASIL
No início de janeiro a Rede Brasil foi ampliada com a entrada do CENTRO MACAMBIRA, localizado em Pernambuco. Nosso amigo Roberto Saraiva assumiu uma coordenação nesta ONG e esta assumiu o PIBA

 

INTERCÂMBIO DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
Entre os dias 10 a 26 de março de 2008,  Eliene Amorim  do Centro de Cultura Luiz Freire e Luciete Pankará da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco estiveram em Angola.
A maior parte do tempo ficaram em Huíla, que demandou esse trabalho. Visitaram com a AAPD ás comunidades do Luyovo e Tchituno; com o COPOLUA foram a comunidade do Hoque e com a ADRA foram  ao município de Humpata.
As visitas consistiram em troca de informações sobre a Angola e o Brasil, junto  a comunidades étnicas, especialmente na área de educação. Em todas as reuniões houve oportunidade de conversar com o “Soba”, pais, alunos, professores/as.
Com relação à educação diferenciada,  Angola tem todas as condições de implementar essa perspectiva educacional como política pública principalmente porque está em processo de elaboração de suas leis. Ficou a certeza de que as ongs angolanas têm um grande desafio em suas mãos:  Intervir nesse processo de reconstrução das leis procurando influenciar de forma a respeitar a diversidade étnico-cultural nesse país.

 

INTERCÃMBIO DE EDUCAÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Estão No Rio de Janeiro, Brasil, desde o dia 05 de agosto , 02 membros da ARSCC - Tchiloya e Chimuco, para participação em um curso realizado no IBC – Instituto Benjamim Constant, para educação de cegos e pessoas de baixa visão ( amblíopes). Eles estão recebendo aulas de informática, uso do programas DOS VOX  ( Programas para cegos), uso do Soroban (  instrumento que permite o cálculo matemático), Braille,  aulas  e técnicas para locomoção  que facilita a independência dos portadores de deficiência visual, legislação específica de nosso país, etc. O curso vai até dezembro.
A participação no curso tem possibilitado algumas reflexões para o futuro do programa.Os dois já estão pensando em um projeto específico para cegos a ser realizado em Angola, multiplicando a aprendizagem recebida e fortalecendo a rede de portadores de necessidades especiais que a ARSCC em Angola.

 

COORDENAÇÃO DO PIBA BRASIL
Nos dias 14 e 15 de fevereiro, aconteceu a 1ª reunião da coordenação do PIBA Brasil de 2008, com a presença da Gerente executiva da Roda Viva, Elísio Celestino-  articulador do Ceará, Roberto Saraiva- articulador de Pernambuco, Francinete – assistente do Programa e  Tania Jandira-  consultora do PIBA Brasil.Nessa ocasião foi definido que teríamos uma coordenação colegiada.  Roberto relatou sua saída do CIMI-NE e sua integração ao Centro Macambira que trabalha com protagonismo juvenil, o que não impede sua permanência no PIBA. Elísio também relatou que estava pleiteando sua saída da Sociedade Redenção. Discutiu-se a necessidade de incorporação de novos parceiros que poderiam somar esforços, bem como a necessidade de busca de novos financiadores para a continuidade do programa. Também se discutiu duas das ações programadas: a ida do Centro Luis Freire a Angola e a vinda da ARSSCA para curso no IBC e sua viabilização.
A 2ª reunião da coordenação Brasil, foi realizada em 11 e 12 de setembro, com a presença da nova coordenação: Flor, pelo Ceará, Roberto Saraiva por Pernambuco, Tania Jandira pelo RJ-Roda Viva e Francinete-Assistente de Programa. Nessa ocasião, planejamos o Encontro da Rede Brasil com ações de avaliação e planejamento de continuidade do PIBA.

 

PIBA JOVEM BRASIL
Em dezembro de 2007 foi realizado o 1º Encontro do PIBA JOVEM BRASIL que contou com representantes da Associação Projeto Roda Viva-RJ, MST-PE, SERTA-PE, Xucurús-PE, ENCINE-CE, SOCIEDADE REDENÇÃO-CE e CEDECA-CE. Nesta ocasião os jovens brasileiros presentes fizeram um plano de trabalho para a participação dos jovens no PIBA. Em Janeiro  foi promovido pela assistente do programa uma conversa “ on line” com os jovens integrantes do PIBA Brasil e depois  outro em  abril, contando com dois dos educadores angolanos( Filho e Gouveia) onde se discutiu a possibilidade de dois jovens de Angola , virem ao Brasil com a delegação. Os jovens brasileiros citaram que gostariam de trocar experiências sobre as  atividades que executam nos programas em que atuam e  a abordagem aos assuntos do dia no Brasil. Citaram também como poderiam estar intervindo ou contribuindo para a qualidade do país ou da região e  a importância dos jovens nesse intercâmbio. Além disso, a  coordenação em Pernambuco encontrou-se com jovens Xukurus, por ocasião da Assembléia anual desse povo, que realiza-se no mês de maio. Discutiram a necessidade  de viabilizar os encaminhamentos do PIBA JOVEM  e propuseram participar em conjunto com jovens vindos de Angola de uma capacitação no SERTA que tem como propósito formar Agentes de Desenvolvimento Local e conteúdos voltados para cidadania.

 

PIBA JOVEM ANGOLA
Em Angola, a rede PIBA-JOVEM começou por ser aderida em 2007 pelos jovens da província da Huíla e na província de Luanda, foi aderido pelos jovens  no dia 14 de Dezembro do mesmo ano,  num encontro  que contou  com a presença de jovens de diferentes organizações como LADS, ACJT, SDI, ACRS, ADBCA, ANAC, AEDMF, AATLC, AVODC, ASASP, e KANDENGUES UNIDOS. Como Objetivo principal desta Rede formularam:” - Promover o protagonismo juvenil para a participação activa dos jovens na resolução dos problemas que afligem a sociedade angolana.”
Para maiores contatos há 02 e-mails: ladssocial@yahoo.com.br / joframingo@hotmail.com 

 

____________________________________________________________

 

VISITA AOS ÍNDIOS XUCURUS em agosto de 2007 foi realizada uma visita da delegação do PIBA aos índios Xucurus, nos arredores de Recife. leia mais... (PDF) / veja o vídeo... (WMV)

 

ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA Nos dias 26 e 27 de maio realizou-se o I Encontro da Rede Brasileira deste ano. Foram discutidos o plano de ação para 2007 da parte do Brasil, contendo dentre outros pontos, uma visita da 2ª delegação brasileira a Angola, em fins de junho, a proposta de cooperação brasileira a Angola, com estada de um mês de brasileiros para trabalho conjunto com organizações angolanas e a articulação dos jovens no programa. leia mais...

 

PROTAGONISMO JUVENIL Jovens protagonistas de Fortaleza que participam do PIBA tomaram a iniciativa de construírem um blog do PIBA-JOVEM www.redepibajovem.blogspot.com. leia mais...

 

NOVO PARCEIRO BRASILEIRO O SERTA - serviço de tecnologia alternativa, localizado em Pernambuco é o novo parceiro brasileiro do PIBA. leia mais...

 

Kinder Postzegels